PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 25151 > HOMENAGEM MILITARES DA FAB CELEBRAM DIA DO ESPECIALISTA COM SOLENIDADE EM VáRIAS CIDADES DO PAíS

HOMENAGEM

Militares da FAB celebram Dia do Especialista com solenidade em várias cidades do País

Publicado: 2016-03-21 15:28:00
Civis e militares foram agraciados com a Medalha Bartolomeu de Gusmão em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à FAB

O Dia do Especialista de Aeronáutica foi celebrado na capital federal durante cerimônia militar realizada na Base Aérea de Brasília (BABR) nesta segunda-feira (21/03). A solenidade foi presidida pelo Ministro da Defesa, Aldo Rebelo, e contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato. Mais de cem militares da Marinha, do Exército, da Força Aérea Brasileira (FAB) e civis foram agraciados com a Medalha Bartolomeu de Gusmão em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à FAB.

A Sargento Isabela Pereira da Silva Gama foi umas das homenageadas. Já são 12 anos dedicados ao Quadro de Especialistas da FAB e hoje a militar contabiliza as oportunidades que teve por ser graduada da área de Serviços Administrativos (SAD). "Como especialista, eu tive a oportunidade de morar em diferentes cidades, conhecer novas pessoas, outras culturas. Também pude fazer cursos e enriquecer ainda mais a minha carreira", revelou. A militar é reponsável por realizar trabalhos administrativos na área de secretaria, pessoal, material e finanças no Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), em Brasília. Ela destaca, ainda, o orgulho pela profissão. "Ser militar é uma carreira nobre e ser um Sargento Especialista é motivo de orgulho não só para mim, mas para minha família; o meu trabalho ajuda a enriquecer a Força Aérea e eu contribuo com meu País", explicou.

  Durante a solenidade, o Ministro da Defesa destacou o profissionalismo dos especialistas enfatizando o comprometimento e o patriotismo que a atividade exige. Aldo Rebelo também relembrou os feitos de Bartolomeu Gusmão, que dá nome à medalha entregue aos agraciados. "Esse brasileiro conseguiu um fato que espantou o mundo, o voo em um balão. Por isso, ele é motivo de orgulho para nosso País, assim como vocês Especialistas", declarou.

Além da entrega da homenagem, a cerimônia contou com desfile militar ao som do hino dos Especialistas.

O Dia do Especialista também foi celebrado em outras cidades.

Campo Grande (MS) - Na Base Aérea de Campo Grande (BACG), a formatura contou com a presença de diversas autoridades civis e militares da cidade. A cerimônia foi presidida pelo Comandante da BACG, Tenente-Coronel Daniel Cavalcanti de Mendonça. Perfilado no pátio de aeronaves, o efetivo da unidade entoou a Canção do Especialista em homenagem a todos aqueles que voam e fazem voar. Além disso, oito militares receberam a Medalha Bartolomeu de Gusmão.

Recife (PE) - Na Base Aérea do Recife (BARF), 20 agraciados receberam a medalha. A cerimônia militar foi presidida pelo Coronel Intendente Soares Paes, Prefeito de Aeronáutica do Recife (PARF). Bartolomeu Lourenço de Gusmão, cognominado o padre voador, foi um sacerdote secular, cientista e inventor nascido na capitania de São Vicente, em Santos, e ficou conhecido por ter inventado o primeiro aeróstato operacional, a que chamou "passarola". A medalha destina-se a premiar as personalidades militares e civis do Comando da Aeronáutica que tenham prestado relevantes serviços à Força Aérea. Na sua Ordem do Dia, o Comandante-Geral de Apoio ressaltou, “para o Comando-Geral de Apoio, são as senhoras e os senhores Especialistas de Aeronáutica que, em distintas funções, nos possibilitam realizar o sonho de Ícaro. Parabéns pelo grande trabalho de construção da nossa querida Força Aérea Brasileira”.

Assista ao vídeo e veja como foi a solenidade em Brasília: